domingo, 4 de dezembro de 2011

PROBLEMAS COM FRAÇÕES PARA O 4º ANO

ESCOLA DOM AVELAR BRANDÃO VILELA

ALUNO:______________________________________________________________________

1º)  RESOLVA AS QUESTÕES



1.       Dona Maria comprou 1kg de bolo no supermercado e mandou 3/5 para a casa de sua filha. Quantas gramas de bolo foram pra casa da filha dela?







1.       De 356 mangas colhidas ontem, 2/4 mais 25 foram vendidas hoje, quantas dessas mangas ainda não foram vendidas?



2.       Liana comprou meio metro de fita azul e colocou ½ no seu chapéu cor de  rosa, quantos centímetros de fita ela colocou no  chapéu e quantos metros sobraram?





3.       Paulo ganha R$ 1.296,00 por mês como professor e paga 2/4 do seu salário de aluguel. Qual é o valor do aluguel de Paulo e quanto sobra do salário dele para as demais despesas?



4.       A distância da cidade de Rio Verde para a cidade de Montinho é de 695 km, seu Luis Apolinário percorreu 3/5 da estrada de carona num caminhão, quantos quilômetros ele já percorreu e quantos quilômetros faltam ser percorridos para chegar até Montinho?





5.       Um carro pequeno gasta um litro de gasolina para percorrer  1/6 do percurso de uma estrada, sabendo que a estrada mede 90 km, quantos km o carro faz com cada litro de gasolina?



6.       3/8 dos participantes de um concurso  tiraram notas inferiores a  4, sabendo que 1.944 pessoas fizeram o concurso, quantas pessoas tiraram notas superiores a 4?





7.       Neste mesmo concurso onde participaram 1.944 pessoas, ¾ dos participantes eram mulheres. Calcule o número de mulheres no concurso:



8.       3/5 de uma safra de 19.870 kg de uva Itália foram vendidas para o exterior. Quantos kg de uva foram para o exterior e quantos kg ficaram aqui no Brasil?





9.       4/6 da população de uma cidade é constituída de jovens com menos de 21 anos, sabendo que nesta cidade há 45.906 habitantes, quantos jovens com menos de 21 anos há nesta cidade e quantos há com mais de 21 anos?



10.   Um navio com 375 tripulantes vai perder 2/5 da tripulação no próximo porto e seguirá com o restante até o porto de Suape no Recife, quantos passageiros descerão no próximo porto e quantos seguirão até o Recife?





11.   Calcule os horários de Carla e complete a tabela:

FRAÇÃO DO DIA
ATIVIDADE
HORA
¼ do dia
Café da manhã

1/3 do dia
Atividade escolar

½ do dia
Almoço

1/8 do dia
Filme na TV








2º) Calcule:



A.      1/4 de hora :  _________ minutos.

B.      1/3 de hora:_________ minutos.

C.      ½ de hora:___________ minutos.

D.      1/6 de hora: _________minutos.

E.       1/10 de hora: ________ minutos

12 comentários: