quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Planejamento 4º ano IV unidade

PLANEJAMENTO 4º ANO IV UNIDADE
Professora Luciana Soares
MATEMÁTICA
INDICADORES DE DESEMPENHO
·        Ler, escrever, comparar, decompor e operar com números até 100 mil;
·        Identificar a fração como um fragmento de um inteiro, ler, representar e comparar frações, identificando o numerador, o denominador etc.
·        Construir figuras com ângulo reto usando régua
·        Identificar figuras geométricas de acordo com o número de ângulos;
·        Utilizar estimativa e cálculo mental em situações de medição;
·        Resolver e formular situações problemas que envolvam medidas, frações e números decimais;
·        Resolver e formular problemas a partir de um gráfico.

CONTEÚDOS

·        Sistema de Numeração Decimal
·        Leitura, representação, reconhecimento e comparação de frações;
·        Estimativa e cálculo mental
·        Ângulos
·        Situações problema envolvendo frações, decimais, sistema monetário, medidas etc.
·        Resolução de problemas com utilização de gráfico.

ATIVIDADES
·        Exercícios escritos e impressos para resolução de situações problemas que envolvam os eixos e conteúdos trabalhados;
·        Construção de figuras com ângulo reto usando a régua e identificação das figuras a partir do número de ângulos e lados;
·        Brincadeira show do milhão com perguntas e respostas que os leve a fazer estimativas e cálculo mental em situações de medição, representação de frações, números decimais etc.
·        Atividades com o quadro –valor- de-lugar;
·        Ditado de decimais e frações;
·        Cruzadinhas de frações.

AVALIAÇÃO
A partir da participação ativa do aluno em todo o processo de elaborações, discursões, execuções e socialização do conhecimento.

PORTUGUÊS
INDICADORES DE DESENPENHO

·        Relacionar imagens e o texto verbal a possíveis sentidos de anúncio publicitário;
·        Localizar e sublinhar em anúncio publicitário, verbos que procurem influenciar diretamente o comportamento do consumidor (verbos no modo imperativo);
·        Elaborar lista de verbos a partir da leitura de diferentes anúncios publicitários;
·        Elaborar lista dE advérbios a partir da leitura de diferentesanúncios publicitários;
·        Realizar rascunho para anúncio publicitário,considerando:
1.     Produto ou serviço a ser anunciado;
2.     Público –alvo a que se destina o anúncio;
3.     O veículo em que o anúncio será veiculado;
4.     A imagem que será integrada ao texto.
·        Debater temas decorrentes de anúncios publicitários (consumo supérfluo, respeito ou não ao consumidor, uso da imagem infantil, entre outras possibilidades);
·        Escrever anúncio publicitário a partir do rascunho e da lista de verbos e advérbios.
                                                          
CONTEÚDOS
·        Gênero:Anúncio publicitário
·        Verbos no imperativo e relações com o anúncio publicitário
·        Advérbios no anúncio publicitário;
·        Interpretação oral e escrita e produção deanúncio;
·        Discursão sobre anúncios publicitários.

                                    
ATIVIDADES

·        Exploração de cartaz sobre anúncio publicitário;
·        Discursão da função, associação de imagens, veiculação, públicos-alvo e etc.
·        Estudo de gênero;
·        Localização e interpretação da função dos verbos no modo imperativonos anúncios publicitários;
·        Identificação dos advérbios nos anúncios publicitários;
·        Leituras, interpretações e produções de anúncios.

                                                           

                                                 AVALIAÇÃO
Serão avaliados os progressos qualitativos na leitura, interpretação, produção de textos, além da participação oral e execução das atividades.

CIÊNCIAS
INDICADPRES DE DESEMPENHO
o  
·        Identificar as relações entre a terra e o universo;
·        Valorizar atitudes responsáveis com o corpo e o meio ambiente;
·        Caracterizar a construção de objetos como forma de tecnologia;
·        Compreender a luz como um fenômeno natural;
·        Relacionar luz e sombra.
CONTEÚDOS

·        Terra e universo;
·        Atitudes responsáveis com o corpo;
·        Tecnologia;
·        A luz;
·        Luz e sombra.
ATIVIDADES

·        Atividade de manipulação e observação do globo terrestre;
·        Leitura e interpretação oral de texto sobre a terra e o universo;
·        Cruzadinha sobe a terra e o universo;
·        Roda de conversa sobre tecnologia;
·        Brincadeira experimental: Teatro de sombras, com vela (observação, conclusões, elaboração)
·        Atividade mimeografada: Luz e sombra;
                                                           
                                                 AVALIAÇÃO
A partir da participação ativa e da realização das atividades diversas.


HISTÓRIA
INDICADORES DE DESEMPENHO

·        Identificar e valorizar locais, atividades e obras que preservem histórias e memórias de populações que compõem hoje a história do Brasil;
·        Conhecer e respeitar a diversidade cultural das populações que passaram a viver nas terras brasileiras;
·        Identificar e respeitar a diversidade da cultura brasileira;
·        Organizar informaçõesestudadas , em linhas do tempo e em mapas.

CONTEÚDOS

·        História e memória das populações brasileiras: Diversidade, características e localização;
·        Imigração: Diversidade cultural e econômica
·        O espaço que ocupamos: Físico e sociocultural.

ATIVIDADES

·        Leitura de texto sobre comunidade judaica em Pernambuco (livro “historia de Pernambuco”)
·        Roda de conversa sobre imigração;
·        Pesquisa de imagens (internet) sobre aa comunidades japonesa, árabe e italiana no Brasil;
·        Apresentação de dança árabe por alunas;
·        Discursão sobre a riqueza da cultura brasileira com a presença e contribuição de populações vindas de outros países;
·        Exploração de mapa brasileiro e distribuição de colônias de imigrantes no nosso território.

AVALIAÇÃO

Serão avaliados os graus de envolvimento e participação dos alunos nos contextos discursivos e realização de atividades.
GEOGRAFIA

·        Localizar as principais cidades pernambucanas, identificando em mapas, aquelas consideradas polos na região, no estado e no país;
·        Reconhecer a circulação de bens e serviços;
·        Identificar os locais de comercialização de bens e serviços;
·        Diferenciar produção artesanal de industrial;
·        Reconhecer exemplos de matéria-prima;
·        Reconhecer os problemas causados ao meio ambiente.

CONTEÚDOS

·        O mapa de Pernambuco;
·        Região polo do estado de Pernambuco;
·        Bens e serviços;
·        Produção artesanal e industrial;
·        Matéria-prima;
·        Problemas causados ao meio-ambiente.


ATIVIDADES

·        Exploração do mapa de Pernambuco;
·        Localização de cidades polo;
·        Elaboração de legenda das cidades polos;
·        Roda de conversa sobre bens e serviços;
·        Leitura e interpretaçãode texto sobre produção artesanal e produção industrial;
·        Atividade escrita e cruzadinha sobre matéria-prima;
·        Discursão sobre a relação entre produção e meio ambiente;
·        Produção de texto sobre danos causados ao meio ambiente nos processos de produção de bens.

AVALIAÇÃO
A partir da participação do aluno em todas as atividades, da elaboração e registro de ideias e compreensão dos contextos.
ARTES
INDICADORES DE DESEMPENHO

·        Perceber o teatro como uma linguagem artística que alia recursos diversos como texto,cenário, iluminação, música, dança e expressão corporal;
·        Identificar a comédia e a tragédia como gêneros teatraisrelativamente antagônicos.
·        Compreender que o “Auto” trata-se de um gênero teatral que tem como foco elemento religioso.

CONTEÚDOS

·        Teatro;
·        Comédia;
·        Tragédia;
·        Auto.

ATIVIDADES

·        Leitura de texto teatral (Pluft, o fantasminha)
·        Roda de conversa sobre o teatro;
·        Pesquisa na internet (cenas de pluft, o fantasminha, no you tube)
·        Listagem de elementos observados na apresentação de teatro pesquisada;
·        Paralelo: comédia e, traçado a partir do resgate de conhecimentos prévios dos alunos;
·        Filme: O auto da compadecida
·        Observações acerca do “auto” com registros, leitura e dramatização do “auto de natal”.

RELIGIÃO
INDICADORES DE DESEMPENHO

·        Compreender a importância do nascimento de ”Jesus” na tradição religiosa dos cristãos;
·        Observar a etimologia do termo “Cristão”
·        Relacionar o evento de natal à ocasião do nascimento de Jesus;
·        Ler, interpretar e dramatizar a história do nascimento de Jesus.

CONTEÚDOS

·        Tradição Cristã;
·        Etimologia do termo “Cristão”;
·        O natal, nascimento de Jesus;

ATIVIDADES

·        Leitura e interpretação de texto sobre o Natal;
·        Roda de conversa sobre o Natal;
·        Pesquisa no dicionário do termo “Cristão”;
·        Filme sobre o nascimento de Jesus;
·        Dramatização do nascimento de Jesus.

AVALIAÇÃO

Serão avaliados de acordo com sua participação nas atividades diversas.


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