segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SIMULADO DE PORTUGUES 5º ANO – PROVA BRASIL


SIMULADO DE PORTUGUES 5º ANO – PROVA BRASIL
NOME:__________________________________________________________________________
Questão 1 (D1)- Leia o texto abaixo.
ELA É SUPER
Conheça as incríveis habilidades da onça-pintada e saiba mais sobre esse felino.
Capaz de se disfarçar na mata, andar com leveza, escalar árvores altas e atravessar rios, a onça parece ter os poderes de invisibilidade de um guerreiro ninja.
Ela usa todas essas habilidades para caçar e se proteger. Costuma ser mais ativa quando o sol se põe e pode caçar à noite, pois enxerga bem no escuro e tem audição e olfato aguçados.
Como tem pernas curtas, ela não corre. Se esconde, segue a presa sem ser percebida e ataca saltando de um galho ou do meio da mata de repente, com uma mordida mais forte do que a de felinos maiores.
  Revista Recreio, São Paulo: Abril, n.487, p. 20, 9 de jul. 2009. Fragmento.

De acordo com esse texto, a onça-pintada usa suas habilidades para:
A) aguçar o olfato. B) caçar e se proteger.
C) enxergar no escuro. D) ficar invisível.
________________________________________________________________________________
Questão 2 (D2) - Leia o trecho abaixo da crônica “Coisas Antigas”, de Rubem Braga, e responda à questão.
   Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo.
   Senti então uma certa simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho.
   Pensando bem,  ele  talvez derive do fato, creio que já notado por outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso(*) a mudanças. (...)
 
(*) infenso: contrário a
 
BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro : Record, 1993.
 
A palavra “ele”, em destaque no trecho, se refere a que palavra?
(  ) A -Ao guarda-chuva.
(  ) B -Ao rancor.
(  ) C -Ao carinho.
(  ) D -Ao fato.
_________________________________________________________________________________
Questao 3 (D3)- Leia o texto abaixo.





No trecho “Sem contar o chapéu, com abas viradas para baixo, que virou mania em Paris”, a expressão virou mania significa que ele foi um objeto:

A) desconhecido.
B) proibido.
C) famoso.
D) criticado.






Questão 4(D4) - Leia o texto abaixo.
Quem tem medo de vampiro?
As lendas sobre monstros que chupam sangue existem  há milhares de anos, nos mais diferentes países. Além de assustar crianças, essas histórias já deixaram muitos adultos de cabelos em pé. Se você também tem medo de encontrar um vampiro, pode relaxar: eles não existem de verdade e servem apenas para a gente se divertir com filmes, novelas e livros sobre o assunto.
                                                                       Revista Menina Mania. Ano 4, nº8, setembro, 2003. p.3.
 De acordo com esse texto, os vampiros:

A) existem há pouco tempo.
B) nunca assustaram os adultos.
C) são histórias criadas por adultos.
D) nem sempre assustam crianças.
_________________________________________________________________________________
Questão 5 (D5)- Leia o texto abaixo






Essa história é sobre um menino:

A) triste.
B) nervoso.
C) curioso.
D) brincalhão.

















Ziraldo Alves Pinto.
_________________________________________________________________________________
Questão 6 (D6) - Marque a alternativa que mostra o principal tema tratado no texto abaixo.
“Você sabia que, ao comprar qualquer papagaio ou arara, você está ajudando a dar continuidade a uma das mais cruéis atividades ilegais que existem? Pois é, para cada um desses bichos que chega à casa de alguém, outros nove morreram. Nesse ritmo, quase cem espécies de animais desaparecem todos os dias em nosso planeta.”
http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens
(  ) A - O tráfico de animais.
(  ) B - A extinção da arara e do papagaio.
(  ) C - O preço dos animais em extinção.
(  ) D - A morte dos animais em extinção.





Questão 7 (D7) Leia o texto abaixo.
O príncipe sapo
Uma feiticeira muito má transformou um belo príncipe num sapo, só o beijo de uma princesa desmancharia o feitiço.
Um dia, uma linda princesa chegou perto da lagoa em que o príncipe morava. Cheio de esperança de ficar livre do feitiço, ele lhe pediu um beijo. Como ela era muito boa, venceu o nojo e, sem saber de nada, atendeu ao pedido do sapo: deu-lhe um beijo.
Imediatamente o sapo voltou a ser príncipe, casou-se com a princesa e foram felizes para sempre.
Seieszka, Jon. O patinho realmente feio e outras histórias malucas. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1997, [s. p].

O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?
A) O beijo da princesa. B) O feitiço da feiticeira.
C) O nojo da princesa. D) O pedido do sapo.
_________________________________________________________________________________
Questão  8 (D8) Leia o texto abaixo.
Cuidado      
   Depois da chuva, o menino vestiu uma roupa azul muito bonita e saiu todo alegre para brincar.
A mãe avisou:
— Cuidado! A roupa é nova, não vá se sujar.
Pouco depois o menino voltou com a roupa suja de lama. A mãe, zangada, falou:
— Mas você não sabia que a roupa estava limpinha? Que roupa custa dinheiro? Será que você
não sabe que menino educado não fica deste jeito?
— Tudo isso eu sei. O que eu não sabia é que o carro ia passar bem na poça d’água e jogar lama em mim.

O menino ficou sujo de lama porque
A) a mãe ficou zangada. B) era desobediente.
C) era mal educado. D) o carro jogou lama nele.
_________________________________________________________________________________
Questão 9 (D9) Leia o texto abaixo.
Combate à dengue
 Elimine a água parada.
Recolha, proteja e tampe as latas, garrafas e pneus.
Tampe a caixa d’água.
Troque a água por areia nos vasos de plantas e lave bem os pratos dos xaxins.
 Ministério da Saúde.
 Esse texto é usado para
A) ensinar a plantar flores. B) divulgar um fato acontecido.
C) descrever uma doença. D) ensinar a combater a dengue.
_________________________________________________________________________________
Questão 10 (D10) Leia o texto abaixo.
 

                                                                     
Nesse texto, quem fala que sente saudades é uma                                                                            

A) boneca.
B) jovem.
C) menininha.
D) velhinha.











Questão 11 (D11) - - Leia o texto abaixo.
CURIOSIDADES PELO MUNDO
Sabia que no Egito é uma tremenda falta de educação mostrar a sola dos pés, enquanto que encher uma xícara de chá até transbordar é um gesto superelegante. Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados, significa boa sorte (com certeza a mesa não teve sorte). No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada. Ah! Essa é superimportante, para o caso de você algum dia ir para Bulgária. É que lá, ao contrário daqui, balançar a cabeça para os lados significa “Sim”, e balançar para cima e para baixo significa “Não”. Bom, para terminar, se algum dia você estiver na Itália, saiba que levar uma garrafa de vinho em um jantar que você foi convidado é um grande insulto. E esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é uma falta de consideração com o alimento. Com essas dicas, aposto que se algum dia você viajar para alguns desses países não irá pagar tanto mico, se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos, e fazer a viagem valer a pena.

NEVES, Ana Paula. Disponível em: <http://www.pequenoartista.com.br/pa/bocao/jornal1.aspx>

A frase que expressa uma opinião é:
A) “Já na Áustria bater em uma mesa com os punhos fechados significa boa sorte...”.
B) “...esperar todos se sentarem à mesa para começar a comer é falta de consideração com o alimento.”.
C) “...se bem que é uma delícia pagar micos em viagens para depois contar para os amigos,...”.
D) “No Japão, levantar o polegar quer dizer namorado, e levantar o dedo mindinho quer dizer namorada.”.
_________________________________________________________________________________
Questão 12 (D12) -  Leia o texto abaixo.
No alto das árvores
O bicho-preguiça é um mamífero que só é encontrado nas florestas da América Central e do Sul.
Ele vive no alto das árvores, alimentando-se, basicamente, de folhas e, às vezes, de flores e frutos.
Raramente, ele desce ao chão. E, quando o faz, é com muito cuidado, porque é tão acostumado a vida na árvore que, quando está no chão, pode ser facilmente capturado por seus inimigos naturais, como a onça.
Mas, para fazer suas necessidades, o que acontece uma vez por semana, não tem outra saída.
Ele desce devagarzinho pelo tronco da árvore e, quando chega no chão, faz um buraquinho no solo com sua pequena, curta e dura calda.
No buraquinho, ele deposita suas fezes e urina, cobrindo-as com folhas secas. Depois, é claro,
volta para o alto das árvores.
Revista Ciência Hoje das Crianças - nº 62 ano9, p.13.
No trecho “Ele desce devagarzinho pelo tronco da árvore...”, a palavra sublinhada indica:

A) a hora em que ele desceu.
B) o modo como ele desceu.
C) o lugar por onde ele desceu.
D) o motivo por que ele desceu.
_________________________________________________________________________________
Questão 13 - (D13) Leia o texto abaixo.

Disponível em: <http://universomutum.blogspot.com/html>. Acesso em 12/06/09.

O humor desse texto está no fato de o menino
A) escolher uma lojinha com poucas opções.
B) levar a menina na loja em que tudo era barato.
C) mandar a menina escolher o presente que ela quisesse.
D) querer gastar dinheiro para impressionar a menina.

Questão 14 (D14) Leia o texto abaixo.
 
                                                      Disponível em: <http://www.bugigange.com.br>
No último quadrinho, as interrogações em cima das cabeças do menino e da menina indicam que eles:
A) brigaram, porque o menino fez uma careta para a menina.  
B) ficaram em dúvida se deviam desligar ou ficar vendo TV.
C) ficaram preocupados com a situação de falta de energia.
D) queriam saber o que eram aparelhos eletrodomésticos.
________________________________________________________________________________
Questão 15(D15)Leia os textos abaixo.
TEXTO 1
Não deixe seu melhor amigo com raiva
A vacina contra a raiva protege seu animal, evitando que ele fique doente e ameace a saúde de sua família. No dia 28 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a Campanha Antirábica Animal. Procure o posto de vacinação mais perto de sua casa, levando seu cachorro ou gato, no horário de 9 às 17 horas.
Prefeitura Municipal de Betim.

TEXTO 2
Mordida de cão, gato, rato e cia.
De repente, o cachorro do vizinho ou um vira-lata não simpatiza com seu filho e lhe dá uma mordida. O que fazer? Primeiro, acalme-se e veja o estrago. Depois de cuidar do ferimento da criança, passe a prestar atenção no animal.
Se for possível, observe como se comporta o animal (esta observação pode mudar tudo). Por exemplo: se o animal não puder ser observado para saber se está com alguma doença, o esquema de vacina contra a raiva deverá ser o mais rigoroso possível. Por outro lado, se o animal, depois de 10 dias de observação, permanecer saudável, a criança poderá se livrar de um esquema vacinal na maioria das vezes longo, cansativo e doloroso.
Em todos os postos de saúde do Brasil você pode encontrar o esquema de vacinas contra raiva. recomendado pela Organização Mundial de Saúde, baseado no local da mordida, na gravidade da lesão e nas condições de saúde do animal.

          Ziraldo e Dr. Tuta. Manual de sobrevivência do Menino Maluquinho. Porto Alegre: L&PM, 1997. p. 40-41.                                                                                                        

O assunto desses dois textos é
A) a saúde das crianças. B) a vacina das crianças.
C) a saúde no Brasil. D) a vacina contra a raiva.

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15  
A  
B  
C  
D


8 comentários:

  1. qual a resposta da questao 6
    Questão 6 (D6) - Marque a alternativa que mostra o principal tema tratado no texto abaixo.
    “Você sabia que, ao comprar qualquer papagaio ou arara, você está ajudando a dar continuidade a uma das mais cruéis atividades ilegais que existem? Pois é, para cada um desses bichos que chega à casa de alguém, outros nove morreram. Nesse ritmo, quase cem espécies de animais desaparecem todos os dias em nosso planeta.”
    http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens
    ( ) A - O tráfico de animais.
    ( ) B - A extinção da arara e do papagaio.
    ( ) C - O preço dos animais em extinção.
    ( ) D - A morte dos animais em extinção.

    ResponderExcluir
  2. Não aparece o gabarito. Vc poderia postar?

    ResponderExcluir
  3. A reposta da questão 6 seria a letra A?
    Estou em dúvidas.

    ResponderExcluir