ALUNO________________________________________
TURMA:______________
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Fábula: texto literário muito comum na
literatura infantil. Fabular= criar, inventar, mentir. A linguagem utilizada
é simples e tem como diferencial o uso de personagens animais com
características humanas. Durante a fábula é feita uma analogia entre a
realidade humana e a situação vivida pelas personagens, com o objetivo de
ensinar algo ou provar alguma verdade estabelecida (lição moral).
Utiliza personagens
animais com características, personalidade e comportamento semelhantes aos
dos seres humanos.
O fato narrado é algo
fantástico, não corriqueiro ou inusitado.
|
Parábola: deriva do grego parabole
(narrativa curta). É uma narração alegórica que se utiliza de situações e
pessoas para comparar a ficção com a realidade e através dessa comparação
transmitir uma lição de sabedoria (a moral da história).
A parábola transmite
uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica.
Diferencia-se da
fábula e do Apólogo por ser protagonizada por seres humanos.
Gênero muito comum na
Bíblia: As parábolas de Jesus.
|
TEXTO I - LEIA O TEXTO E RESPONDA ÀS
QUESTÕES:
CAVAR
O TERRENO
Um velho vivia sozinho
em Minnesota. Ele queria cavar seu jardim, mas era um trabalho muito pesado.
Seu único filho, que normalmente o ajudava, estava na prisão. O velho então
escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando de seu problema:
"Querido filho,
Estou triste porque,
ao que parece, não poderei plantar meu jardim este ano. Detesto não fazê-lo
porque sua mãe sempre adorava a época do plantio depois do inverno. Mas eu
estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria
esse problema, mas sei que você não pode me ajudar com o jardim, pois está na
prisão.
Com amor, seu
pai."
Pouco depois o pai
recebeu o seguinte telegrama:
"PELO AMOR DE
DEUS, papai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos!"
Às quatro da manhã do
dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o
jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu uma
carta para o filho contando o que acontecera.
Esta foi a resposta:
"Pode plantar seu
jardim agora, papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento."
Estratégia é tudo
para um gestor...
Nada como uma boa
estratégia, para conseguir coisas que parecem impossíveis.
Assim, é importante
repensar as pequenas coisas que, muitas vezes, nós mesmos colocamos como
obstáculos em nossas vidas.
Autor
desconhecido
|
1 - O texto
acima configura como fábula ou parábola?
Justifique:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Ao final
do texto, é exposto o ensinamento que se pretende transmitir através dele,
comente-o:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TEXTO II – O CORVO E O PAVÃO
O pavão, de roda aberta em forma de leque,
dizia com desprezo ao corvo:
▬ Repare como sou belo! Que cauda, hein? Que
cores, que maravilhosa plumagem! Sou das aves a mais formosa, a mais perfeita,
não?
▬ Não há dúvida que você é um belo bicho --
disse o corvo. Mas, perfeito? Alto lá!
▬ Quem quer criticar-me! Um bicho preto,
capenga, desengraçado e, além disso, ave de mau agouro... Que falha você vê em
mim, ó tição de penas?
O corvo respondeu:
▬ Noto
que para abater o orgulho dos pavões a natureza lhes deu um par de patas que,
faça-me o favor, envergonharia até a um pobre diabo como eu...
O pavão, que nunca tinha reparado nos
próprios pés, abaixou-se e contemplou-os longamente. E, desapontado, foi
andando o seu caminho sem replicar coisa nenhuma.
Tinha razão o corvo: *não há beleza sem
senão*.
(Monteiro
Lobato. *Fábulas*. São Paulo, Brasiliense, 1994. p. 30.)
Estudo do texto
3. Cite características dos personagens dessa
história?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Pinte as falas presentes no texto.
a) O que você observou para descobrir quais
são as falas?
_____________________________________________________________________________
5. pesquise no texto interjeições ou locuções
interjetivas:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Localize e classifique os advérbios
presentes no texto:
Mais:
|
Nunca:
|
Além:
|
Longamente:
|
7. circule e
retire do texto:
2 Pronomes possessivos
|
2 pronomes pessoais do
caso oblíquo
|
2 pronome indefinido
|
1 pronome pessoal de
tratamento
|
2 substantivos comuns
|
2 pronomes
interrogativos
|
8. Justifique
o uso de aspas nos textos abaixo:
a) “Entrai
pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à
perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e
apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. Mateus
7:13-14
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Em “O
corvo e o Pavão”, refletimos no perigo de nos tornarmos tão vaidosos e
arrogantes a ponto de não enxergar os próprios defeitos:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. O que você
entendeu da conclusão da história: "não há beleza sem senão"?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 -
Leia o texto abaixo e identifique o gênero textual por suas
características, justificando sua resposta, em seguida, complete o texto a fim
de conferir-lhe as características de uma resenha:
Gênero
textual:________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BRANCA DE
NEVE E OS SETE ANÕES
Uma rainha má
e bela resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve,
a mais linda de todo o reino. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa
partir e, durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões,
que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando
descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás
da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono
profundo até o dia em que um beijo do amor verdadeiro a faça despertar.
_____________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário