terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Português atividade Fábula, parábola


ALUNO________________________________________ TURMA:______________
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Fábula: texto literário muito comum na literatura infantil. Fabular= criar, inventar, mentir. A linguagem utilizada é simples e tem como diferencial o uso de personagens animais com características humanas. Durante a fábula é feita uma analogia entre a realidade humana e a situação vivida pelas personagens, com o objetivo de ensinar algo ou provar alguma verdade estabelecida (lição moral).
Utiliza personagens animais com características, personalidade e comportamento semelhantes aos dos seres humanos.
O fato narrado é algo fantástico, não corriqueiro ou inusitado.
Parábola: deriva do grego parabole (narrativa curta). É uma narração alegórica que se utiliza de situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade e através dessa comparação transmitir uma lição de sabedoria (a moral da história).
A parábola transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica.
Diferencia-se da fábula e do Apólogo por ser protagonizada por seres humanos.
Gênero muito comum na Bíblia: As parábolas de Jesus.

TEXTO I - LEIA O TEXTO E RESPONDA ÀS QUESTÕES:
CAVAR O TERRENO
Um velho vivia sozinho em Minnesota. Ele queria cavar seu jardim, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que normalmente o ajudava, estava na prisão. O velho então escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando de seu problema:
"Querido filho,
Estou triste porque, ao que parece, não poderei plantar meu jardim este ano. Detesto não fazê-lo porque sua mãe sempre adorava a época do plantio depois do inverno. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar com o jardim, pois está na prisão.
Com amor, seu pai."
Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:
"PELO AMOR DE DEUS, papai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos!"
Às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.
Esta foi a resposta:
"Pode plantar seu jardim agora, papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento."
Estratégia é tudo para um gestor...
Nada como uma boa estratégia, para conseguir coisas que parecem impossíveis.
Assim, é importante repensar as pequenas coisas que, muitas vezes, nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas vidas.
Autor desconhecido

1 - O texto acima configura como fábula ou parábola? Justifique:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Ao final do texto, é exposto o ensinamento que se pretende transmitir através dele, comente-o:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TEXTO II – O CORVO E O PAVÃO
  O pavão, de roda aberta em forma de leque, dizia com desprezo ao corvo:
 ▬ Repare como sou belo! Que cauda, hein? Que cores, que maravilhosa plumagem! Sou das aves a mais formosa, a mais perfeita, não?
  ▬ Não há dúvida que você é um belo bicho -- disse o corvo. Mas, perfeito? Alto lá!
  ▬ Quem quer criticar-me! Um bicho preto, capenga, desengraçado e, além disso, ave de mau agouro... Que falha você vê em mim, ó tição de penas?
  O corvo respondeu:
  ▬  Noto que para abater o orgulho dos pavões a natureza lhes deu um par de patas que, faça-me o favor, envergonharia até a um pobre diabo como eu...
  O pavão, que nunca tinha reparado nos próprios pés, abaixou-se e contemplou-os longamente. E, desapontado, foi andando o seu caminho sem replicar coisa nenhuma.
  Tinha razão o corvo: *não há beleza sem senão*.
(Monteiro Lobato. *Fábulas*. São Paulo, Brasiliense, 1994. p. 30.)
Estudo do texto
 3. Cite características dos personagens dessa história?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 4. Pinte as falas presentes no texto.
 a) O que você observou para descobrir quais são as falas?
_____________________________________________________________________________
 5. pesquise no texto interjeições ou locuções interjetivas:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 6. Localize e classifique os advérbios presentes no texto:
Mais:                                                                                                                     
Nunca:
Além:
Longamente:

7. circule e retire do texto:
2 Pronomes possessivos


2 pronomes pessoais do caso oblíquo
2 pronome indefinido


1 pronome pessoal de tratamento
2 substantivos comuns


2 pronomes interrogativos

8. Justifique o uso de aspas nos textos abaixo:
a) “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. Mateus 7:13-14
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Em “O corvo e o Pavão”, refletimos no perigo de nos tornarmos tão vaidosos e arrogantes a ponto de não enxergar os próprios defeitos:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. O que você entendeu da conclusão da história: "não há beleza sem senão"?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

            10 -  Leia o texto abaixo e identifique o gênero textual por suas características, justificando sua resposta, em seguida, complete o texto a fim de conferir-lhe as características de uma resenha:
Gênero textual:________________________________________________________________    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
Uma rainha má e bela resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todo o reino. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo até o dia em que um beijo do amor verdadeiro a faça despertar. _____________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário