quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

FILOSOFIA


História de Platão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Platão (em grego antigo: Πλάτων, Plátōn, 428/427 – 348/347 A.C.) foi um antigo filósofogrego, o segundo do grande trio dos antigos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles, tidos como responsáveis pelas bases da filosofia ocidental.[1]
Pouco é conhecido sobre a juventude e a educação de Platão. O filósofo descende de uma das famílias mais ricas e politicamente ativas de Atenas. Ele é descrito como um rapaz brilhante, embora modesto, que se sobressaiu em seus estudos. Seu pai providenciou tudo o que fosse necessário para dar a seu filho uma boa educação e, portanto, acredita-se que Platão tenha sido instruído em gramática, música, ginástica e filosofia pelos mais distintos mestres do seu tempo.
]Data e local do nascimento
A data exata do nascimento de Platão não é conhecida. Baseada em antigas fontes, a maioria dos estudiosos estima que Platão tenha nascido entre 428 e 427 A.C.. Ogramático Apolodoro defende em sua "crônicas" que Platão nasceu no primeiro ano da octagésima oiktava olímpiadas (427 ac), no sétimo dia do mês Thargelion;[2] de acordo com a tradição o deus Apolo também nasceu neste dia [3] De acordo com outro biógrafo, Neantes de Cizicus, Platão morreu aos 84 anos.[4]
Se aceitamos a versão de Neantes, Platão era mais jovem seis anos que Isócrates, e portanto nasceu no segundo ano da 87a.Olimpíadas, ano da morte de Péricles (429 ac.).

 Apuleio informa que Speusippus admiriva a velocidade de raciocínio de Platão e sua modéstia como um rapaz a quem "os primeiras frutos da juventude trouxeram o trabalho árduo e o amor pelos estudos".[6] Posteriormente o próprio Platão caracterizou como presentes da natureza a facilidade para aprender, a memória, a sagacidade, o velocidade de apreensão e seu corolário, o espírito jovem e magnanimidade de alma [7].

Nenhum comentário:

Postar um comentário