sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA


PROFESSORA LUCIANA ALVES SILVA SOARES

JUSTIFICATIVA
O laboratório de informática de grande parte das escolas públicas da zona rural ainda é uma ferramenta   mal  utilizada; tanto pela carência de pessoal, na monitoria de profissionais capacitados e com projetos concretos de inclusão informática, como ao que diz respeito aos próprios alunos, que, ou não tem acesso (e por parte de alguns há até uma certa resistência) ou não enxergam neste recurso uma possibilidade real de aprendizagem complementar, promotora de inserção e ascensão social e profissional, mas apenas como um meio de diversão  onde acessar jogos, vídeos , músicas e compartilhar informações, fotos etc , em redes sociais.
 Diante deste cenário, reconhecemos a necessidade de um projeto de informática escolar que vise auxiliar os alunos a terem acesso à prática e manuseio de recursos e programas que possam otimizar o cotidiano escolar, que promovam  o desenvolvimento e aperfeiçoamento efetivo de habilidades indispensáveis  para uma cidadania plena e um futuro profissional promissor;  ferramentas que sejam utilizadas e ampliadas ao longo do tempo  desenvolvendo  neles a capacidade de transformar informação em formação e recursos em competências.

OBJETIVOS

Refletir na informática enquanto instrumento de formação, inclusão e ascensão social;
Conhecer os elementos pertinentes ao hardwer e softwer;
Explorar mecanismos básicos como ligar, desligar, reiniciar, scanear, abrir programas,  trocar  e acoplar acessórios e etc.
Conhecer e utilizar os mecanismos básicos do Windows;
Desenvolver habilidades de utilização dos editores de texto (Word e Word pad)
Reconhecer as funções do teclado;
Elaborar trabalhos com recursos do Microsoft Power point;
Discutir questões éticas relacionadas à internet como  ciberbulyng, crimes virtuais etc.
Interagir em ambientes virtuais  como fóruns, comunidades, blogs etc
Refletir nos perigos da internet e na necessidade de preservar-se e proteger-se na rede.


CONTEÚDO

A informática como instrumento de inclusão e ascensão social e profissional;
Hardwer e Softwer, o que são?
Passeando pelo PC;
Conhecendo um pouco do Microsoft Windows;
Escrevendo e editando textos;
Conhecendo melhor o teclado;
Desenvolvendo trabalhos no Power point;
Ética virtual;
Interagindo na rede;
Os perigos da internet.

PÚBLICO ALVO:

 Alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental ou das fases 1 e 2 do EJA.
Turmas divididas em grupos de dez alunos

CRONOGRAMA:

O conteúdo programado será dividido ao longo das quatro unidades letivas do ano de 2013, de acordo com o rendimento dos grupos e um mínimo de dois conteúdos por unidade.

As mesmas poderão ser realizadas no contra-turno (para as turmas do fundamental ) e ou substituírem as aulas de arte no horário do EJA.


AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados a cada conteúdo levando-se em conta a freqüência, participação, comprometimento e execução das atividades propostas.

Material:
Material de informática, datashow, papel ofício, material para cartazes (cartolinas, pincéis, etc.)









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