Prezado professor
Esse é
o quadro de conteúdos básicos (versão preliminar) da sua disciplina que a
equipe disciplinar do Departamento de Educação Básica (DEB) sistematizou e
agora apresenta para reflexões na semana pedagógica de julho de 2008. Este
documento é fruto das discussões realizadas nos eventos de formação continuada
que se tornaram conhecidos como DEB
Itinerante.
Tais eventos tiveram início em maio de 2007 e serão
concluídos em setembro de 2008. Ao terminarmos essa itinerância, os professores
dos 32 NRE terão sido nossos interlocutores e colaboradores, tanto para o
aprimoramento dos textos das Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE), quanto
para a organização final do quadro de conteúdos básicos.
Conteúdos básicos são os conhecimentos fundamentais e
necessários para cada série da etapa final do Ensino Fundamental e para o
Ensino Médio. O acesso a esses conhecimentos em suas respectivas séries é
direito do aluno na etapa de escolarização em que se encontra e imprescindível
para sua formação. O trabalho pedagógico com tais conteúdos é dever do
professor que poderá acrescentar, mas jamais reduzi-los ou suprimi-los, pois
eles são básicos e, por isso, não podem ser menos do que se apresentam.
Não se
trata de uma lista solta e isolada de conteúdos a serem trabalhados por série.
Os quadros indicam como esses conteúdos se articulam com os conteúdos
estruturantes da disciplina, que tipo de abordagem teórico-metodológica devem
receber e, finalmente, a que expectativas de aprendizagem estão atrelados.
Portanto, as Diretrizes Curriculares fundamentam essa proposta de
seriação/seqüenciação de conteúdos básicos e sem uma leitura atenta e
aprofundada das DCE a compreensão desses quadros estará comprometida.
Além
disso, os quadros de conteúdos básicos por série não substituem a proposta
pedagógica curricular, nem devem ser confundidos com uma concepção curricular
conteudista e imobilizadora. Tão somente complementam e dão concretude às DCE,
pois focam o trabalho pedagógico das disciplinas naquilo que as constituem como
conhecimento especializado e sistematizado para que fique garantido ao aluno
uma formação conceitual de qualidade.
Caberá ao professor efetivar o currículo no plano de
trabalho docente (PTD) onde os conteúdos básicos serão desdobrados em conteúdos
específicos, esses, de fato trabalhados em sala de aula. O plano é, portanto, o
lugar da criação individual de cada professor. Nele o professor construirá as
abordagens contextualizadas histórica, social e politicamente, de modo que os
conteúdos façam sentido para seus alunos nas diversas realidades regionais,
culturais e econômicas, contribuindo com sua formação cidadã. O plano de
trabalho docente é, portanto, o currículo em ação, é a expressão singular e de
autoria (de cada professor) da concepção curricular construída nas discussões
coletivas.
CONTEÚDOS BÁSICOS DE
FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
CONTEÚDO
ESTRUTURANTE
|
CONTEÚDOS BÁSICOS
|
ABORDAGEM
TEÓRICO-METODOLÓGICA
|
AVALIAÇÃO
|
|||
MITO E FILOSOFIA
|
·
Saber
mítico;
·
Saber
filosófico;
·
Relação
Mito e Filosofia;
·
Atualidade do mito;
·
O que é Filosofia?
|
A abordagem teórico-metodológica deve ocorrer mobilizando
os estudantes para o estudo da filosofia sem doutrinação, dogmatismo e
niilismo.
O ensino de
Filosofia deverá dialogar com os problemas do cotidiano, com o universo do
estudante – as ciências, arte, história, cultura - a fim de
problematizar e investigar o
conteúdo estruturante Mito e Filosofia e seus conteúdos básicos sob a perspectiva
da pluralidade filosófica, tomando
como referência os textos filosóficos
clássicos e seus comentadores.
|
Na complexidade do mundo contemporâneo com suas múltiplas
particularidades e especializações, espera-se que o estudante possa
compreender, pensar e problematizar os conteúdos básicos do conteúdo
estruturante Mito e Filosofia, elaborando respostas aos problemas suscitados
e investigados.
Com a problematização e investigação, o estudante
desenvolverá a atividade filosófica com os conteúdos básicos e poderá
formular suas respostas quando toma posições e, de forma escrita ou oral,
argumenta, ou seja, cria conceitos.
Portanto, terá condições de ser
construtor de idéias com caráter inusitado e criativo, cujo resultado pode
ser avaliado pelo próprio estudante e pelo professor.
|
|||
CONTEÚDO
ESTRUTURANTE
|
CONTEÚDOS BÁSICOS
|
ABORDAGEM
TEÓRICO-METODOLÓGICA
|
AVALIAÇÃO
|
|||
TEORIA DO
CONHECIMENTO
|
·
Possibilidade
do conhecimento;
·
As
formas de conhecimento
·
O
problema da verdade;
·
A questão
do método;
·
Conhecimento
e lógica;
|
A abordagem teórico-metodológica deve ocorrer mobilizando
os estudantes para o estudo da filosofia sem doutrinação, dogmatismo e
niilismo.
O ensino de
Filosofia deverá dialogar com os problemas do cotidiano, com o universo do
estudante – as ciências, arte, história, cultura - a fim de
problematizar e investigar o
conteúdo estruturante Teoria do Conhecimento
e seus conteúdos básicos sob a perspectiva da pluralidade filosófica, tomando como
referência os textos filosóficos clássicos e seus comentadores.
|
Na complexidade do mundo contemporâneo com suas múltiplas
particularidades e especializações, espera-se que o estudante possa
compreender, pensar e problematizar os conteúdos básicos do conteúdo
estruturante Teoria do Conhecimento, elaborando respostas aos problemas
suscitados e investigados.
Com a problematização e investigação, o estudante
desenvolverá a atividade filosófica com os conteúdos básicos e poderá
formular suas respostas quando toma posições e, de forma escrita ou oral,
argumenta, ou seja, cria conceitos.
Portanto, terá condições de ser
construtor de idéias com caráter inusitado e criativo, cujo resultado pode
ser avaliado pelo próprio estudante e pelo professor.
|
|||
CONTEÚDO
ESTRUTURANTE
|
CONTEÚDOS BÁSICOS
|
ABORDAGEM
TEÓRICO-METODOLÓGICA
|
AVALIAÇÃO
|
ÉTICA
|
·
Ética e
moral;
·
Pluralidade
ética;
·
Ética e
violência;
·
Razão,
desejo e vontade;
·
Liberdade:
autonomia do sujeito e a necessidade das normas;
|
A abordagem teórico-metodológica deve ocorrer mobilizando
os estudantes para o estudo da filosofia sem doutrinação, dogmatismo e
niilismo.
O ensino de
Filosofia deverá dialogar com os problemas do cotidiano, com o universo do
estudante – as ciências, arte, história, cultura - a fim de
problematizar e investigar o
conteúdo estruturante Ética e seus conteúdos básicos sob a perspectiva
da pluralidade filosófica, tomando
como referência, os textos filosóficos
clássicos e seus comentadores.
|
Na complexidade do mundo contemporâneo com suas múltiplas
particularidades e especializações, espera-se que o estudante possa
compreender, pensar e problematizar os conteúdos básicos do conteúdo
estruturante Ética, elaborando respostas aos problemas suscitados e
investigados.
Com a problematização e investigação, o estudante
desenvolverá a atividade filosófica com os conteúdos básicos e poderá
formular suas respostas quando toma posições e, de forma escrita ou oral,
argumenta, ou seja, cria conceitos. Portanto, terá condições de ser construtor de idéias
com caráter inusitado e criativo, cujo resultado pode ser avaliado pelo
próprio estudante e pelo professor.
|
CONTEÚDO
ESTRUTURANTE
|
CONTEÚDOS BÁSICOS
|
ABORDAGEM
TEÓRICO-METODOLÓGICA
|
AVALIAÇÃO
|
FILOSOFIA
POLÍTICA
|
·
Relações
entre comunidade e poder;
·
Liberdade
e igualdade política;
·
Política
e Ideologia;
·
Esfera
pública e privada;
·
Cidadania
formal e/ou participativa;
|
A abordagem teórico-metodológica deve ocorrer mobilizando
os estudantes para o estudo da filosofia sem doutrinação, dogmatismo e
niilismo.
O ensino de
Filosofia deverá dialogar com os problemas do cotidiano, com o universo do
estudante – as ciências, arte, história, cultura - a fim de
problematizar e investigar o
conteúdo estruturante Filosofia Política
e seus conteúdos básicos sob a perspectiva da pluralidade filosófica, tomando como referência os textos filosóficos clássicos
e seus comentadores.
|
Na complexidade do mundo contemporâneo com suas múltiplas
particularidades e especializações, espera-se que o estudante possa
compreender, pensar e problematizar os conteúdos básicos do conteúdo
estruturante Filosofia Política, elaborando respostas aos problemas
suscitados e investigados.
Com a problematização e investigação, o estudante
desenvolverá a atividade filosófica com os conteúdos básicos e poderá
formular suas respostas quando toma posições e, de forma escrita ou oral,
argumenta, ou seja, cria conceitos.
Portanto, terá condições de ser
construtor de idéias com caráter inusitado e criativo, cujo resultado pode
ser avaliado pelo próprio estudante e pelo professor.
|
CONTEÚDO
ESTRUTURANTE
|
CONTEÚDOS BÁSICOS
|
ABORDAGEM
TEÓRICO-METODOLÓGICA
|
AVALIAÇÃO
|
FILOSOFIA
DA CIÊNCIA
|
·
Concepções
de ciência;
·
A questão do método científico;
·
Contribuições
e limites da ciência;
·
Ciência e ideologia;
·
Ciência e ética;
|
A abordagem teórico-metodológica deve ocorrer mobilizando
os estudantes para o estudo da filosofia sem doutrinação, dogmatismo e
niilismo.
O ensino de
Filosofia deverá dialogar com os problemas do cotidiano, com o universo do
estudante – as ciências, arte, história, cultura - a fim de
problematizar e investigar o
conteúdo estruturante Filosofia da Ciência e seus conteúdos básicos sob a
perspectiva da pluralidade
filosófica, tomando como referência,
os textos filosóficos clássicos e seus comentadores.
|
Na complexidade do mundo contemporâneo com suas múltiplas
particularidades e especializações, espera-se que o estudante possa
compreender, pensar e problematizar os conteúdos básicos do conteúdo
estruturante Filosofia da Ciência, elaborando respostas aos problemas
suscitados e investigados.
Com a problematização e investigação, o estudante
desenvolverá a atividade filosófica com os conteúdos básicos e poderá
formular suas respostas quando toma posições e, de forma escrita ou oral,
argumenta, ou seja, cria conceitos.
Portanto, terá condições de ser
construtor de idéias com caráter inusitado e criativo, cujo resultado pode
ser avaliado pelo próprio estudante e pelo professor.
|
CONTEÚDO
ESTRUTURANTE
|
CONTEÚDOS BÁSICOS
|
ABORDAGEM
TEÓRICO-METODOLÓGICA
|
AVALIAÇÃO
|
ESTÉTICA
|
·
Natureza
da arte;
·
Filosofia
e arte;
·
Categorias
estéticas – feio, belo, sublime, trágico, cômico, grotesco, gosto, etc.
·
Estética e sociedade;
|
A abordagem teórico-metodológica deve ocorrer mobilizando
os estudantes para o estudo da filosofia sem doutrinação, dogmatismo e
niilismo.
O ensino de
Filosofia deverá dialogar com os problemas do cotidiano, com o universo do
estudante – as ciências, arte, história, cultura - a fim de
problematizar e investigar o
conteúdo estruturante Estética e seus conteúdos básicos sob a perspectiva da pluralidade filosófica, tomando como referência, os textos filosóficos clássicos
e seus comentadores.
|
Na complexidade do mundo contemporâneo com suas múltiplas
particularidades e especializações, espera-se que o estudante possa
compreender, pensar e problematizar os conteúdos básicos do conteúdo
estruturante Estética, elaborando respostas aos problemas suscitados e
investigados.
Com a problematização e investigação, o estudante
desenvolverá a atividade filosófica com os conteúdos básicos e poderá
formular suas respostas quando toma posições e, de forma escrita ou oral,
argumenta, ou seja, cria conceitos.
Portanto, terá condições de ser
construtor de idéias com caráter inusitado e criativo, cujo resultado pode
ser avaliado pelo próprio estudante e pelo professor.
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